Administração Pública

o curso de Administração Pública exige que o profissional da área tenha conhecimento amplo em gestão empresarial, ciências sociais, relações internacionais, diplomacia e direito. Esta profissão também exige boa capacidade de negociação, articulação com várias organizações e de tomadas de decisões.

0 ALUNOS

    Diferentemente do curso de Administração de Empresas, este curso tem um campo de atuação voltado para a coisa pública, criando e defendendo políticas públicas e intermediando as relações entre as empresas e o governo. Envolve as atividades de gestão na esfera pública, derivando daí as diferenças fundamentais de formação das duas carreiras.

    Sobre o curso de Administração Pública

    O curso é indicado para pessoas que gostem de relações humanas, de resolver problemas e propor soluções para o bem público comum, lidar com comunidades e interesses públicos etc. A graduação, com quatro anos de duração, aborda em sua grade educacional aspectos como: ciências sociais, políticas públicas, questões internacionais etc.

    A graduação tem muitas disciplinas que são comuns também aos cursos de Administração tradicionais, como: matemática, estatística, economia, administração financeira, contabilidade, recursos humanos, sistemas de informação e direito. A principal diferença fica mesmo por conta do objeto a ser administrado.

    Neste curso, você estudará matérias importantes como: finanças para administradores públicos, gestão de pessoas no setor público, contabilidade pública e controladoria, qualidade e produtividade dos serviços públicos entre outras.

    Campo de atuação

    O administrador ou gestor público está habilitado a trabalhar em órgãos públicos do governo federal, estadual ou municipal, em ONGs, agências reguladoras, fundações empresariais com políticas de responsabilidade social, concessionárias de serviços públicos e organizações internacionais, entre outras. Podendo trabalhar também na elaboração de programas governamentais e políticas públicas, por exemplo.

    O gestor público pode, também, vir a se tornar um político (Prefeito, Governador, Presidente da República, Vereador, Deputado, Senador etc), ou mesmo um assessor político em alguns casos, ou mesmo cargos de confiança (Ministros, Secretários etc) .

    É possível também que o profissional desta área atue como consultor em assuntos governamentais.

    Mercado de trabalho

    O mercado de trabalho do profissional de Administração Pública é muito dinâmico e exige cada vez mais gestores públicos capacitados para enfrentar os desafios da profissão, com capacidades diversas, que sejam sempre inovadores e com perfil de empreendedores. Tudo graças ao crescimento e desenvolvimento rápido do mercado, que mudou o cenário da profissão nos últimos anos.

    A demanda por este tipo de profissional tende a crescer ainda mais nos próximos anos, demandando mão-de-obra bem qualificada e que saiba conciliar interesses entre o público e o privado, e gerir grandes organizações em momentos de crise.

    Tendo em vista que os recursos são escassos, a gestão profissional da coisa pública é fator primordial para o crescimento de uma nação. Transparente, impessoal e focado na eficiência.

    CURSO PARA CONVIDADOS
    • PRIVADO
    • UNLIMITED ACCESS
    • Medalha do curso

    Pesquise um curso

    Outros Cursos

    Últimas Notícias

    top
    Av. Mal. Floriano Peixoto, 886 - Centro, Curitiba - PR, 80010-130  | Telefone: (41) 3353-3100