Regulamento

CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE

 

Art. 1º A Biblioteca tem por finalidade oferecer acesso informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão e destina-se, primordialmente, a alunos regularmente matriculados em todos os níveis de ensino da FAPAD, seus professores e colaboradores. Esta também oferece acesso informacional à comunidade em geral.

Art. 2º A Biblioteca rege-se:

pelo  Regimento da FAPAD;

pelas Instruções Normativas e determinações da  Direção;

pelo presente Regulamento Interno da Biblioteca.

 

CAPÍTULO II OBJETIVO

 

Art. 3º O objetivo da Biblioteca é reunir, organizar e disseminar informações contidas em seu acervo, visando atender a consultas, estudos e pesquisas dos usuários nas áreas de atuação da FAPAD.

 

CAPÍTULO III SERVIÇOS

 

Art. 4º A Biblioteca oferece serviço de atendimento ao usuário, consulta, empréstimo (renovação e reserva de material emprestado), acesso à internet, levantamento bibliográfico, orientação bibliográfica e na normatização de trabalhos acadêmicos, ficha catalográfica, comutação bibliográfica, visita orientada, serviço de acessibilidade informacional a usuários com necessidades especiais.

Parágrafo único.  Os serviços de consulta em base de dados, empréstimo, levantamento bibliográfico, orientação na normatização de trabalhos acadêmicos, orientação bibliográfica, comutação bibliográfica, ficha catalográfica e serviço de acessibilidade informacional a usuários com necessidades especiais destinam-se a alunos regularmente matriculados na FAPAD, seus professores e colaboradores.

Art. 5º Os serviços técnicos e os de assistência e orientação ao usuário, na utilização das fontes de consulta e uso da biblioteca, são coordenados e exercidos por bibliotecário ou por outros profissionais/atendentes por eles delegados.

Art. 6º  Para fins de estatística, controle do acervo,  avaliação das obras consultadas e bom funcionamento dos serviços da Biblioteca, devem ser observadas, rigorosamente, as normas estabelecidas neste Regulamento.

 

CAPÍTULO IV ACERVO

 

Art. 7º  O acervo da biblioteca é formado por diversos tipos de materiais em diferentes suportes:

livros e folhetos;

multimeios (gravação de vídeo, gravação de som,  etc.);

referência (enciclopédias, dicionários, anais, anuários, bibliografias, catálogos, etc.);

monografias, dissertações, teses, documentos institucionais, etc.;

periódicos (revistas, jornais, etc.);

bases de dados.

 

CAPÍTULO V EMPRÉSTIMO

 

Art. 8.  O empréstimo será feito mediante identificação do usuário, por meio da sua matrícula e senha, sendo uso pessoal e intransferível.

Art. 9. Os livros e anais impressos cujo empréstimo é permitido, terão os seguintes prazos por tipo de usuário:

– alunos da FAPAD de todos os níveis de ensino, até cinco obras de títulos diferentes, por 15 (quinze) dias;

– alunos de pós-graduação, professores e colaboradores até oito obras de títulos diferentes, por 15 (quinze) dias.

Art. 10.   A Direção da FAPAD pode restringir ou ampliar o empréstimo dos materiais citados no art. 9 de acordo com a necessidade, nos períodos de inventário do acervo, férias ou em casos não previstos neste regulamento.

Art. 11.  A reserva dos materiais emprestados de acordo com o disposto no art. 9 será realizada e controlada pelo próprio usuário, utilizando o Sistema da Biblioteca no item Acesso Usuário (Meu Pergamum).  A reserva é de uso pessoal e intransferível.

Parágrafo único.  O empréstimo de materiais poderá ser renovado, por três vezes, de igual período, caso não haja reserva.  O período de renovação irá contar a partir da data em que o usuário renovar o material.

Art. 11. A utilização da sala de estudo em grupo será concedida mediante reserva a ser realizada na biblioteca e empréstimo da chave da sala aos alunos regularmente matriculados na FAPAD, seus professores e colaboradores. Seu uso deve ter por finalidade o desenvolvimento de trabalhos relacionados com as atividades acadêmicas, envolvendo no mínimo dois usuários e o máximo de acordo com a capacidade de cada sala.

Parágrafo único.  O empréstimo da chave será realizado a um usuário, sendo este o responsável pela sala enquanto a mesma estiver emprestada em seu nome.

 

CAPÍTULO VI DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS USUÁRIOS

 

Art. 12.  São direitos dos usuários:

livre acesso ao acervo, nas condições deste instrumento;

solicitar cadastro ou alteração da senha de usuário na biblioteca, mediante apresentação de documento de identificação de caráter legal com foto. Devendo, inscrever-se em uma única matrícula institucional de acordo com sua categoria (graduação, pós-graduação, curso sequencial, curso de extensão, professor ou colaborador da FAPAD).

utilizar seu próprio material bibliográfico;

solicitar o acesso de material disponível na Biblioteca da FAPAD;

Art. 13.  São obrigações dos usuários:

deixar sobre as mesas o material utilizado nas consultas, não o colocando nas estantes;

manter silêncio;

por questão de higiene e prevenção contra insetos e animais roedores, nas dependências da biblioteca é proibido comer e beber;

não fumar nas dependências da biblioteca, de acordo com a Lei 12.546, de 15 de dezembro de 2011;

nas dependências da biblioteca utilizar o telefone celular em modo “vibra” e conversar em tom de voz baixo;

nas dependências da biblioteca não realizar trabalhos de recortes, colagens, entre outros;

nas dependências da biblioteca não realizar reuniões de caráter estranho as finalidades da mesma;

utilizar o guarda-volumes para deixar pastas, bolsas, sacolas, bebidas, alimentos e outros objetos, durante a permanência do usuário na Biblioteca; observar, rigorosamente, a data válida de devolução do material emprestado, registrado em seu cadastro disponível no Sistema da Biblioteca (Meu Pergamum);

pagar a multa estabelecida, no caso de devolução em data e hora posterior à determinada, do material emprestado;

no caso de extravio (perda ou furto, inclusive por terceiros), rasuras, anotações ou outros danos do material usado, indenizar a biblioteca com pagamento de multa e/ou exemplar idêntico e, na falta deste, conforme indicação da Direção da FAPAD, fundada em análise técnica.  O exemplar danificado continuará a ser de propriedade da Biblioteca;

notificar imediatamente a Biblioteca no caso de perda, extravio ou dano de material;

notificar imediatamente a Biblioteca no caso de quebra do sigilo de sua senha ou esquecimento desta;

apresentar, na saída da Biblioteca, quando solicitado, todo o material que levar consigo;

devolver o material exclusivamente no Setor de Empréstimo da Biblioteca da FAPAD;

atender ao pedido de devolução do material emprestado, quando solicitado pela Biblioteca, mesmo antes de terminar o prazo regulamentar do empréstimo;

atender ao pedido de comparecimento na Biblioteca, quando solicitado;

manter seus dados pessoais (endereço, telefone e correio eletrônico) atualizados no Sistema Acadêmico da FAPAD;

identificar-se, a pedido do colaborador da Biblioteca, inclusive quando tratar-se de fins disciplinares;

acatar as recomendações dos colaboradores da Biblioteca, no que tange ao uso de seus serviços;

devolver à Biblioteca o material em seu poder quando do seu desligamento da FAPAD;

na impossibilidade de acesso à renovação on-line o usuário deverá fazer a renovação no Setor  de Empréstimo da Biblioteca da FAPAD;

o material emprestado da Biblioteca deverá ser utilizado pelo usuário solicitante somente para consulta local na Biblioteca, sendo de total responsabilidade do mesmo;

é de responsabilidade do usuário o controle da disponibilidade do material reservado, que poderá monitorar a situação do mesmo consultando o Sistema da Biblioteca  (Meu Pergamum);

os usuários que sofreram qualquer uma das penalidades deste regulamento terão os serviços de empréstimo, renovação e reserva bloqueados, até efetiva regularização de sua situação.

Solicitar ao Setor de Empréstimo da Biblioteca o desbloqueio de sua senha após 3 tentativas erradas de acesso aos serviços on-line.

  • 1º O usuário não deve deixar objetos de valor no guarda-volumes ou no local de pesquisa, pois a Biblioteca não se responsabiliza pelo extravio da placa e/ou do chaveiro e/ou da chave, ou de objetos pessoais.
  • 2º A Biblioteca será reembolsada do valor da placa e/ou chaveiro e/ou da chave do guarda-volumes extraviadas;
  • 3º Em caso de extravio da placa e/ou chaveiro e/ou da chave, o material só poderá ser retirado mediante pagamento da taxa e identificação do usuário, por meio de documento.
  • 4º A senha do usuário é de uso único, exclusivo e intransferível, sendo a guarda de sigilo inteira responsabilidade deste.

 

CAPÍTULO VII PENALIDADES

 

Art. 20.  Em caso do não cumprimento das obrigações deste Regulamento, fica prevista a aplicação das seguintes multas:

aos usuários em atraso, na devolução dos materiais da biblioteca, será cobrada multa por material e por dia de atraso, inclusive sábados, domingos e feriados;

em caso de danos causados nos materiais da biblioteca, serão aplicadas multas de acordo com o tipo de intervenção necessária (restauro externo: encadernação; lombada/costura; restauro por página: rasgos, cortes; interferência com lápis, caneta, líquidos e outras sujidades, entre outros danos; substituição de componentes) ou a substituição total do material por outro igual;

multa por perda da placa ou da chave ou do chaveiro do guarda-volumes ou por mau uso;

para furto ou tentativa, será cobrada como multa a doação de um exemplar idêntico ao objeto do furto e, na falta deste, conforme indicação da Direção da FAPAD, fundada em análise técnica; além disso, o usuário não terá acesso ao serviço de empréstimo durante um semestre letivo, devendo ser redigida pelo usuário carta de retratação e a ocorrência será registrada em seu histórico escolar;

o mau comportamento do usuário na Biblioteca, o desrespeito para com outros acadêmicos ou colaboradores da FAPAD, poderá resultar em aplicação de penalidades a serem indicadas pela Direção da IES, sem prejuízo das previstas no Regimento Geral da FAPAD.

  • 1º Os preços, multas e formas de cobrança serão descritas nas Disposições Internas da Biblioteca.
  • 2º A inadimplência com quaisquer das obrigações acima faculta à Direção da FAPAD a suspensão dos direitos do empréstimo do acervo.

 

CAPÍTULO VIII DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 21º O horário e local de funcionamento da Biblioteca estão descritos em na home page da FAPAD.

Art. 22º Os casos omissos, neste Regulamento, serão resolvidos pela Direção da FAPAD.

Art. 23º Este regulamento* entra em vigor na data de sua publicação.

 

Curitiba/PR, 25 de maio de 2018.

 

 

*Regulamento adaptado, disponível em: http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/93fd7276-af84-4bce-a005-77a02072b5a5/regulamento-da-biblioteca.pdf?MOD=AJPERES

top
Av. Mal. Floriano Peixoto, 886 - Centro, Curitiba - PR, 80010-130  | Telefone: (41) 3353-3100
Rua Mal. Candido Mariano Rondon, 1380 - 2° piso, Centro, Campo Grande - MS, 79002-200 | Telefone: (67) 3042-1919