Curso de Graduação em Administração EAD

0 ALUNOS INSCRITOS
    Curso em processo de autorização pelo MEC

    O Curso

    O curso de Administração da FAPAD, tem como objetivo proposto, formar profissionais qualificados ao exercício da profissão, com capacidade para compreender abordagens sociais, econômicas, ambientais e culturais, com  solida formação técnica e cientifica, teórica e prática das diferentes áreas que a profissão possibilita, buscando novas práticas emergentes no campo do conhecimento da administração e suas tecnologias, para administrar e transformar organizações e sociedade, mediados por valores, ética e responsabilidade social.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    1. Promover a formação técnica e cientifica, sob a ótica das práticas e conhecimentos na área da administração;
    2. Formar profissionais com capacidade para compreender abordagens sociais, econômicas, ambientais e culturais;
    3. Estimular o ensino, pesquisa e extensão, no sentido de preparar administradores efetivos no campo da investigação, análise e solução de problemas;
    4. Formar profissionais com conhecimentos básicos e especializados sobre processos e estratégias organizacionais complexas;
    5. Possibilitar formação teórica e prática dos diferentes conhecimentos na implementação de princípios básicos da administração e da gerência;
    6. Desenvolver habilidades e competências relacionadas: Integrar conhecimentos fundamentais ao Administrador; Abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica; Analisar e resolver problemas; Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades; Ter prontidão tecnológica e pensamento computacional; Gerenciar recursos; Ter relacionamento interpessoal; Comunicar-se de forma eficaz; Aprender de forma autônoma; Elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; Realizar consultoria em gestão e administração, em áreas operacionais, estratégicas, gerenciais, organizacionais;
    7. Estimular o conhecimento e a utilização das técnicas modernas de gestão e administração para transformar organizações e sociedade;
    8. Facilitar a formação complementar, contribuir para flexibilização da matriz curricular e desenvolver habilidades e competências complementares para o mercado de trabalho.

    Perfil Profissional do Egresso

    De acordo com o Parecer CNE/CES nº 438/2020, aprovado em 10 de julho de 2020, Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, “o perfil do egresso do Curso de Graduação em Administração deve expressar um conjunto coerente e integrado de conteúdo (saber), competências (saber fazer), habilidades (saber fazer bem) e atitudes (querer fazer)” incluindo as competências fundamentais explicitas nas diretrizes, de forma coerente com o ambiente profissional local, regional, nacional ou global para qual o discente será preparado.

    O curso de graduação em administração a distância da Faculdade Pan-Americana incorpora expressamente a orientação da Resolução CNE/CES nº 438/2020, Artigo 3º e define como mapa de competências do egresso do curso de Administração da FAPAD:

    • Integrar conhecimentos fundamentais ao Administrador;
    • Abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica;
    • Analisar e resolver problemas;
    • Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades;
    • Ter prontidão tecnológica e pensamento computacional;
    • Gerenciar recursos;
    • Ter relacionamento interpessoal;
    • Comunicar-se de forma eficaz;
    • Aprender de forma autônoma;
    • Elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
    • Realizar consultoria em gestão e administração, operacionais, estratégicas, gerenciais, organizacionais;

    Integrar conhecimentos fundamentais ao Administrador, como Economia, Finanças, Contabilidade, Marketing, Operações e Cadeia de Suprimentos, Comportamento Humano e Organizacional, Ciências Sociais e Humanas e outros previstos na matriz curricular do curso de Administração da FAPAD, que norteiam o egresso quanto aos saberes científicos e técnicos assim como também a administração destes saberes, considerando o ambiente que estão inseridos, contextos atuais e emergentes no campo da Administração.

    Que o discente seja capaz de utilizar teorias e modelos estudados no curso de Administração da FAPAD, aplicando-os de forma integrada, para criar ou aprimorar modelos de negócios inovadores, de operacionais e organizacionais, sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais, econômicos e culturais. Nessa perspectiva inclui conhecimentos de formação básica, formação complementar e profissional e ainda prática profissional, estabelecidos no PPC da Faculdade Pan-Americana.

    Abordar problemas e oportunidades de forma sistêmica, está relacionado a capacidade do discente de compreender o ambiente, modelar processos a partir de cenários com uma visão sistêmica, analisando a interrelação entre as partes e os impactos. Analisar problemas e ou oportunidades sob as dimensões (humana, social, política, ambiental, legal, ética, econômico-financeira).

    Analisar e resolver problemas, refere-se a formular problemas e/ou oportunidades em contextos específicos e propor soluções adequadas, com empatia com os usuários das soluções propostas, elaborar hipóteses e analisar evidências.  Que o discente tenha capacidade de estruturar um problema de forma metodológica e analítica, fazendo relação causa-efeito e propondo alternativas eficientes e eficazes para solucioná-lo, implementando plano de ação e suas métricas de sucesso passiveis de testes.

    Aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades, capacidade do acadêmico a questionar dados, fontes, informações, evidências, modelos, diferenciando informações confiáveis de não confiáveis, fazer julgamento de cada informação disponível, diferenciando associações e relações causais, a partir de argumentos lógicos e racionais, como balizadora na tomada de decisão,  Identificar, sumarizar, analisar e interpretar informações qualitativas e/ou quantitativas necessárias para alcançar um objetivo com eficiência e eficácia, e ainda está relacionada a comunicação das conclusões por meio de análise de gráficos e de medidas descritivas, saber identificar quais técnicas de inferência estatísticas podem ser usadas em diferentes contextos, de tal forma que possam julgar os resultados inferidos em uma amostra podem ser representados em uma população.

    Ter prontidão tecnológica e pensamento computacional; compreender o potencial das tecnologias e aplicá-las na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Formular problemas e suas soluções, de forma que as soluções possam ser efetivamente realizadas por um agente de processamento de informações, envolvendo as etapas de decomposição dos problemas, identificação de padrões, abstração e elaboração de sequência de passos para a resolução.

    Gerenciar recursos; capacidade do discente de estabelecer objetivos e metas, planejar e priorizar ações, controlar o desempenho, alocar responsabilidades, mobilizar as pessoas para o resultado desejado.

    Ter relacionamento interpessoal, refere-se à habilidade e competência de gerenciar conflitos, reconhecer aspectos positivos de crescimento e evolução, interdependências, contribuindo para um clima organizacional de confiança recíproca, em busca de resultados comuns. Saber ouvir e reconhecer as necessidades individuais e coletivas, que os discentes possam trabalhar em equipe, reconhecendo as diversas perspectivas e perfis individuais que mutuamente colaboram para coletividade, com empatia e construindo relacionamentos colaborativos, preservando a ideias criativas e desenvolvidas em equipe, em busca do sucesso organizacional e das pessoas.

    Comunicar-se de forma eficaz, está relacionada a capacidade de compartilhar e expressar de forma verbal e não verbal, ou escrita, informações, ideias, conceitos e conhecimento técnico e científico, de forma clara e assertiva para cada tipo de público.  Expor ideias em equipe, elaborar documentos com coesão e coerência, com elementos de argumentação sólidos, saber ouvir, desenvolver empatia e confiança com público-alvo, escolher os melhores meios de comunicação, dar e receber feedback, entre outras necessidades.

    Aprender de forma autônoma, ser capaz de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e aplicá-las em contextos novos, sem a mediação de professores, tornando-se autônomo no desenvolvimento de novas competências ao longo de sua vida profissional, ser protagonista do seu processo de aprendizagem e da sua atuação como Administrador.

    Ademais,  O curso de Administração da FAPAD, pretende-se desenvolver a capacidade profissional plena dos egressos, oferecendo instrumentos efetivos para aprendizado colaborativo, compartilhando a experiência do cotidiana, com o ambiente de trabalho, e atuação profissional, seja desenvolvendo sua capacidade para elaboração, implementação e consolidação de projetos em organizações públicas ou privadas, seja para o desenvolvimento da capacidade para realização de consultorias em gestão e administração, planejando sua atuação profissional, e se preparando para as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, no âmbito da administração e suas tecnologias .

    É importante frisar que o perfil do egresso, habilidades e competências serão atualizadas a cada semestre letivo, priorizando sua ampliação em função de novas demandas apresentadas pela transformação da profissão, organizações, sociedade e mundo do trabalho.

    ESTRUTURA CURRICULAR:

    estrutura-curricular

    Problemas para visualização.
    Faça o download do PDF clicando aqui.

    Integralização da Estrutura Curricular

    Carga Horária

    Atividades Complementares

    120h

    Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

    60h

    Disciplinas Curriculares Obrigatórias

    2800h

    Estágio Supervisionado Obrigatório

    300h

    Práticas Curriculares de Extensão

    10% do total da carga horária do curso

    Seminários Temáticos I e II

    40h

    Carga Horária Total do Curso – Disciplinas Obrigatórias

    3.320h

    Cargas Horárias de Disciplinas Optativas

    240h

    Carga Horária Total do Curso

    3.560h

    LIBRAS 60h Optativa
    ENADE Obrigatório
    CERTIFICADO: BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
    *As práticas Curriculares de Extensão correspondem a 10% do total da carga horária curricular estudantil, em consonância com a Resolução nº 7, de Dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PENE 2014-2024 e dá outras providencias.

    Disciplinas Optativas:

    • Libras (60h)
    • Relações étnico-raciais e cultura afro-brasileira e indígena (60h)
    • Estrutura de Capital e Fontes de Financiamento (60h)
    • Gestão da Cadeia de Suprimentos (60h)
    • Noções de Finanças Internacionais (60h)
    • Gestão do Varejo e Serviços (60h)
    • Marketing para o Varejo (60h)
    • Política e Sociedade (60h)
    • Instituições de Direito Público e Privado (60h)
    • Direito Administrativo (60h)
    • Licitação Contrato e Convênio (60)
    • Política, Cidadania e Diversidade (60h)
    • Gestão Pública (60h)

    Relação nominal dos Docentes vinculados ao Curso de Administração:

    Amilton Dalledone Filho
    Ana Cristina Baruffi
    Carla Fuganti Schnitzius Faversani
    Elaine Cristina Paganotti Rezende
    Hélcio Kronberg
    Regiane Machuca
    Rosangela Vargas Cassola
    Rodrigo Souza da Costa

    Relação nominal dos Tutores:

    Amilton Dalledone Filho
    Antonio Carlos Dorsa Filho
    Devanildo Braz da Silva
    Rosangela Vargas Cassola

    Coordenação:

    Elaine Cristina Paganotti Rezende

    Course Reviews

    N.D

    ratings
    • 5 stars0
    • 4 stars0
    • 3 stars0
    • 2 stars0
    • 1 stars0

    No Reviews found for this course.

    CURSO PRIVADOS
    • PRIVADO
    • UNLIMITED ACCESS

    Pesquise um curso

    Últimas Notícias

    top
    Av. Mal. Floriano Peixoto, 886 – Centro – CEP. 80.010-130 – Curitiba/PR. Telefone (41) 3501-7455 | Email: contato@fapad.com.br